terça-feira, 10 de abril de 2012

Projeto Arquitetônico

Nessa primeira etapa, o projeto arquitetônico, consultei somente dois arquitetos, todos que já tinham construções no condomínio, optei por aquele que oferecia melhor preço, pois, os projetos de cada um eram bem semelhantes. Durante o processo, tivemos algumas dúvidas, principalmente em relação ao telhado, se aparente, se embutido ou somente hipermeabilizado. Decidimos por 2 tipos, a parte de trás da casa com telhado embutido, onde posteriormente ficará as placas de aquecedor solar e a parte da frente faremos hipermeabilizada com telhado verde, acho que ficará bem legal dessa forma, assim teremos um terraço.
Já me foi passado uma cópia plotada do projeto, mas, estou aguardando anciosamente os arquivos em 3D, está demorando, haja paciência.
Estávamos pensando em construir com a equipe da arquiteta, mas, desistimos, pois, eles cobram 10% de tudo que gastarmos na obra (com material e mao de obra), não temos verba para isso, então, procurei um empreiteiro que conhecí a um ano atrás numa construção do condomínio, gostei bastante do serviço dele, além disso nos foi bem recomendado por moradores do condomínio. Ele me indicou um engenheiro calculista, já entrei em contato e fechamos os projetos estrututal, elétrico e hidráulico, por um preço bom. Para iniciar o projeto estrutural, tenho que fazer a sondagem do terreno, para ver se há pedras, água, etc, a empresa estará fazendo nessa semana, depois disso ele me deu um prazo de uns 20 dias para fazer o projeto. Enquanto isso vamos aguardando os trâmites para a liberação do projeto na prefeitura e no condomínio. O problema está na prefeitura, pois, eles não estão autorizando nenhum projeto num raio de 45km do aeroporto de Campinas, estão exigindo a autorização do V COMAR, essa autorização pode levar mais de 3 meses, na verdade o que falta é vontade do pessoal da prefeitura em abrir os projetos e analisar se obedece as especificações de altura, etc, mas, como nossa prefeitura está à "DERIVA", temos que aguardar, conter a ansiedade em iniciar a obra. Enquanto isso vou fazendo com calma os demais projetos.

Um comentário:

  1. Oi Ana, já estou te seguindo!

    Respondendo sua pergunta, até o momento gastamos R$189.832,72 o que está dando R$973,50 o m2. Porém ainda falta bastante coisa. Minha atual projeção está em R$280 mil que vai dar mais ou menos uns R$1435,00 o m2. Se levarmos em conta que a minha projeção inicial era R$223 mil, a diferença é relativamente grande (aumento de mais de 25%). Em partes o aumento é porque resolvemos colocar portas e janelas de alumínio ao invés de aço e também porcelanato ao invés de piso comum. Mas eu recomendaria a você colocar uma margem de uns 15% pelo menos por causa dos reajustes que haverá entre o início e o fim da obra. Boa sorte!

    ResponderExcluir